pROJEcTO

Ponte Edgar Cardoso

Figueira da Foz | Portugal | em obra

A ponte da Figueira da Foz, actualmente Ponte Edgar Cardoso adoptando o nome do seu projectista, tem um desenvolvimento total de 1421m distribuído pelo encontro esquerdo com 25m, o viaduto da margem esquerda com 630m, a ponte com 405m, o viaduto da margem direita com 315m e o encontro direito com 46m. Foi aberta ao tráfego em 1982 sendo, na altura, a primeira ponte em Portugal com tabuleiro atirantado. O tabuleiro da ponte é misto em aço-betão e os viadutos são estruturas contínuas em betão armado pré-esforçado. A obra já foi sujeita a duas intervenções de reabilitação cujos estudos estiveram a cargo da Armando Rito Engenharia.

Em 2005, os trabalhos na ponte consistiram na reabilitação das selas, no reforço da ancoragem do sistema de retenção, na reparação e pintura da estrutura metálica e das torres e, ainda, na reparação e pintura da protecção dos tirantes. A intervenção nos viadutos consistiu na introdução de pré-esforço exterior e de dispositivos dissipadores entre os tabuleiros e encontros e na reparação e pintura das superfícies de betão. Em 2017, foi efectuada uma reabilitação e reforço estrutural da base das torres.

Actualmente, está em curso uma nova intervenção com o objectivo de efectuar uma substituição integral do sistema de tirantes, cuja solução de projecto apresentou diversos desafios devido às fortes condicionantes que a concepção original da obra impôs. Durante esta intervenção será também efectuada uma nova reparação e pintura geral de toda a obra e uma substituição do sistema de iluminação.

MAPA

Ponte Edgar Cardoso

Figueira da Foz | Portugal

Ver Localização