A ponte fica localizada na estrada que liga Luanda ao Lobito, no atravessamento do rio Queve, cerca de 15km a sul de Porto Amboím.
A ponte é atirantada, de suspensão total, com configuração do tipo misto entre o leque e a harpa. O vão principal da ponte é de 248m e os dois vãos laterais têm 108m cada um. O viaduto de acesso Norte tem 63m de extensão enquanto que o do Sul tem 448m e têm tramos correntes de 35m. Em conjunto com os viadutos de acesso, a ponte tem 975m de extensão e é totalmente contínua com juntas de dilatação apenas nos encontros.
As torres têm uma geometria em forma de “A” e têm cerca de 75m de altura. Os solos de fundação são constituídos por aluviões lodosas e siltosas de espessura variável, atingindo profundidades até aos 75m, repousando sobre um substrato composto por argilitos compactos. As estacas de fundação têm diâmetros de 1,50m.
O tabuleiro, com 28m de largura máxima, é constituído por duas nervuras longitudinais em betão armado e pré-esforçado, ligadas entre si por uma laje em betão armado e por carlingas metálicas afastadas de 4 em 4m.
Os tirantes, dispostos em dois planos, são constituídos por feixes paralelos de cordões de aço de pré-esforço. Ligam-se às torres atravessando-as através de selas, excepto nos dois primeiros em que as ancoragens são tradicionais.
A estrutura será integralmente betonada “in situ”.
Aguarda-se o Concurso para a selecção da empresa construtora.