A solução estrutural da obra, com um comprimento total de 1.702m, é composta por três módulos separados por juntas de dilatação. A superestrutura é constituída por dois tabuleiros paralelos de betão armado e pré-esforçado com secção variável em viga-caixão na zona que vence o atravessamento principal do rio Pranto e estrutura em laje vigada nos viadutos de acesso.
O tabuleiro da ponte, com um comprimento de 245m, foi construído por avanços sucessivos em consola, por troços de 5,0m, com as aduelas betonadas “in-situ”, enquanto os viadutos de acesso foram construídos tramo-a-tramo com recurso a três cimbres auto-lançáveis, superiores e inferiores, tendo o viaduto poente um comprimento de 599m e o viaduto nascente 858m.
Os pilares dão continuidade às estacas de fundação com 2,0m de diâmetro na ponte e 1,5m ou 1,8m nos viadutos. As fundações são indirectas a uma profundidade média de cerca de 40m.
A construção da obra demorou 20 meses e foi concluída em Maio de 2008.