Ponte sobre o rio Pranto

A solução estrutural da obra, com um comprimento total de 1.702m, é composta por três módulos separados por juntas de dilatação. A superestrutura é constituída por dois tabuleiros paralelos de betão armado e pré-esforçado com secção variável em viga-caixão na zona que vence o atravessamento principal do rio Pranto e estrutura em laje vigada nos […]

Ponte da Barra do Dande

A ponte da Barra do Dande, na estrada que liga Luanda ao Ambriz, é constituída por uma superestrutura contínua de 4 tramos, formada por um tabuleiro em laje vigada de betão armado e pré-esforçado apoiado em pilares/estaca e nos encontros. A obra, com um comprimento total de 105m, tem a seguinte modelação de vãos 25 […]

Ponte sobre o rio Uima

A obra está integrada na A41 e vence o vale do rio Uima a 50m de altura máxima. A solução estrutural adoptada é constituída por uma superstrutura contínua, de 12 tramos, formada por dois tabuleiros paralelos e independentes, com extensão total de 675m. A modulação dos vãos é de: 36 + 7 x 45 + […]

Ponte sobre o rio Sousa I

A ponte, que vence o vale do rio Sousa a uma altura máxima de 80m, é constituída por dois tabuleiros independentes com um comprimento total de cerca de 310m. Cada tabuleiro é constituído por um caixão monocelular, em betão armado pré-esforçado, de secção variável decrescente dos pilares para os vãos. Os tabuleiros foram construídos por […]

Ponte sobre o rio Douro

A ponte sobre o rio Douro é constituída por dois tabuleiros paralelos e independentes, formando duas estruturas do tipo viga contínua com seis tramos cada uma. A modelação de vãos é de 65,0 + 115,0 + 3 x 150,0 + 100,0 perfazendo um comprimento de 730m. Os tabuleiros em viga-caixão e de altura variável, são […]

Viaduto de Vila Pouca de Aguiar

O Viaduto atravessa, a uma altura máxima de 90m, o vale, bastante aberto, de Vila Pouca de Aguiar e cruza, ainda, a E.N.2 e o rio Corgo. A obra encontra-se inserida num dos lanços mais sensíveis da A24, para o qual se preconizaram soluções pioneiras em matéria de conservação ambiental, tendo nascido da necessidade de […]

Ponte sobre o rio Corgo

A ponte vence o vale do rio Corgo a 80m de altura com uma curvatura muito acentuada e vãos de grandes dimensões, resultando numa estrutura bastante esbelta, inserida no cenário espectacular das vinhas da região do Douro. É constituída por uma superestrutura contínua de cinco tramos, formada por dois tabuleiros paralelos afastados de 6m, em […]

Viaduto sobre a ribeira da Laje e rio Grande da Pipa

O viaduto é uma superstrutura contínua, formada por dois tabuleiros em viga caixão construídos por avanços em consola por troços de 5,0m. O tabuleiro direito tem quinze tramos e um comprimento de 1.319m enquanto que o tabuleiro esquerdo tem catorze tramos e um comprimento de 1.279m. Os pilares atingem os 50m. Os seus fustes são […]

Ponte sobre o rio Arade na A2

A ponte é uma superstrutura contínua de cinco tramos, formada por dois tabuleiros em viga caixão construídos por avanços em consola por troços de 5,0m e com um comprimento de 397m. O viaduto é constituído por dois tabuleiros em viga contínua, construídos tramo-a-tramo com a utilização de um cimbre móvel trabalhando por baixo dos tabuleiros […]

Reabilitação da ponte Rainha D. Amélia

A ponte ferroviária Rainha D. Amélia, construída em 1903, tem uma extensão total de 840m e é constituída por 14 tramos de 60m cada. A superestrutura da ponte é constituída por duas vigas principais, carlingas, longarinas e estruturas de contraventamento. Os pilares e os encontros são de alvenaria aparelhada e assentam sobre cilindros metálicos preenchidos […]