Viadutos 4A e 4B

Os viadutos V4A e V4B destinam-se a vencer o Vale Travesso junto ao nó de Coimbra Norte que faz a ligação à Auto-Estrada A1. Ambos os viadutos têm tramos extremos de 24m e centrais de 30m. O viaduto V4A é constituído pelos Ramos “A” e “D”, apresentando o Ramo “A” uma extensão de 588m. O […]

Ponte sobre o rio Lis

A ponte é constituída por uma superstrutura contínua de três tramos, formada por dois tabuleiros paralelos em viga-caixão de betão armado e pré-esforçado, construídos por avanços em consola, por troços de 5m, e com um comprimento de 220m. O vão principal tem 100m. Os viadutos são constituídos por dois tabuleiros paralelos, em viga contínua, construídos […]

Reabilitação da ponte da Barra do Kwanza

A ponte da Barra do rio Kwanza, em Angola, projectada pelo Prof. Edgar Cardoso, é uma obra mista aço-betão, de tabuleiro atirantado auto-ancorado com dois vãos extremos de 70m e um vão central de 260m. O tabuleiro está suspenso de duas torres de betão armado com cerca de 45m de altura e onde também se […]

Viaduto IX

O viaduto IX vence o vale a cerca de 80m de altura máxima, e é constituído por duas superestruturas contínuas e paralelas, tendo um dos tabuleiros 486m de comprimento e o outro 456m. Os tabuleiros são mistos, com as vigas longitudinais em aço e a laje em betão armado pré-fabricada. A construção dos tabuleiros foi […]

Viadutos das Ínsuas

Os viadutos das Ínsuas destinam-se a vencer o Vale das Ínsuas no nó de Fafe Sul da Auto-Estrada A7. Este conjunto de obras é constituído por um viaduto na via principal e por três viadutos inseridos nos ramos A, D e B de acesso à auto-estrada. Os tabuleiros dos viadutos são em laje vigada sem […]

Ponte sobre o rio Sado

Esta obra resulta de um concurso de Concepção/Construção, tendo o prazo para a sua construção sido excepcionalmente curto. A obra do lado Nascente, com cerca de 1.800m de extensão, foi concluída em seis meses. A totalidade da estrutura foi executada em pouco mais de um ano. A ponte é constituída por uma superstrutura contínua de […]

Viaduto de Laceiras

Os tabuleiros do viaduto são superstruturas contínuas de 22 tramos, formadas por dois tabuleiros independentes, em laje vigada sem carlingas. Tem um comprimento total de 972m entre eixos de apoio nos encontros, com a modulação de vãos de 36,00 + 20 x 45,00 + 36,00 e uma plataforma com uma largura total de 32,20m, tendo […]

Reabilitação da Ponte Edgar Cardoso

A ponte da Figueira da Foz, actualmente Ponte Edgar Cardoso adoptando o nome do seu projectista, tem um desenvolvimento total de 1421m distribuído pelo encontro esquerdo com 25m, o viaduto da margem esquerda com 630m, a ponte com 405m, o viaduto da margem direita com 315m e o encontro direito com 46m. Foi aberta ao […]

Ponte sobre o rio Varosa

A ponte, que vence o vale do rio Varosa a 120m de altura, é constituída por duas superestruturas contínuas, paralelas, com seis tramos cada uma em betão armado e pré-esforçado e com um comprimento de 460m. Os tabuleiros, em viga caixão, foram construídos por avanços em consola por troços de 5,0m. Os pilares atingem os […]

Ponte sobre o rio Balsemão

A ponte, que vence o vale do rio Balsemão a 110m de altura, é constituída por duas superestruturas contínuas, paralelas, com seis tramos cada uma em betão armado e pré-esforçado e com um comprimento de 460m. Os tabuleiros, em viga caixão, foram construídos por avanços em consola por troços de 5,0m. Os pilares atingem os […]